10:10:45

Quem é cigano? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jhade Mattos   
Ter, 30 de Agosto de 2011 12:16

O que faz um cigano ser cigano? Como se comprova a ciganidade de uma pessoa? A língua? O sobrenome?


bandeira-ciganaAlgumas pessoas acreditam que tem o poder de reconhecer ciganos e dizer para outros que não o reconhece como tal; acham que apenas seu clã é cigano de verdade. Outras pessoas acreditam que para ser cigano tem de mostrar o RG como se fosse possível identificar ciganos pelo nome e sobrenome.

As pessoas precisam parar de tratar a cultura como um objeto pessoal e respeitar-se umas as outras como iguais e assim buscar mostrar para sociedade que cigano não é bicho e que tem que ser respeitado diante de suas peculiaridades. Quando ocorre de se haver um evento no qual poderá tirar um pouco a invisibilidade social no qual passam todos ciganos, independente do clã, não há união para que se mostre a beleza da cultura cigana e suas delícias culinárias. O que existe é briga por poder, status, um querendo puxar o tapete do outro por desejos individuais, ego e superficialidade, somente pela vontade de ter os 30 segundos de fama na TV, esquecendo a importância de se participar de determinado evento para uma causa maior, geral, uma mostra da cultura cigana que pode ajudar todos os outros, pela visibilidade do evento. Nesse caso, o interesse individual é mais. Infelizmente.

Segundo o dicionário de língua portuguesa Aurélio, o vocábulo cigano significa nômade. É comum algumas pessoas saírem dizendo por aí que Calon não é cigano, mas os nômades, predominantes no Brasil, são do clã Calon ou Kalé, os Calons são os únicos ainda que de certa forma preservam o nomadismo e ainda assim Kalderashs, Horahanôs, Matchuaya, Moldávios, Kalons entre outros são ciganos devido a sua origem e costumes trazidos de sua vivência cigana e de antepassados. Assim sendo, torna-se impossível se dizer que alguém é ciganos por simplesmente ter um sobrenome Europeu, Asiático, Americano, Africano, Brasileiro etc. O sobrenome não prova ciganidade e alguns se utilizam desse artifício para de alguma forma se beneficiar, seja em órgãos públicos, seja em eventos ou simplesmente afirmar ser mais cigano que outros.

Em uma rápida pesquisa é possível constatar que a maioria dos sobrenomes que possui o sufixo -ić (IPA: /itj/, Cirílico: -ић) É freqüentemente transcrito como -ic. Os nomes sérvios eram antes freqüentemente transcritos com a terminação fonética -ich ou -itch. Essa forma é muitas vezes associada com os sérvios anteriores ao começo do século XX: então Milutin Milanković é habitualmente citado, por razões históricas, como Milutin Milankovitch.

O sufixo -ić é também um diminutivo eslavo, originalmente funcionando como criador de patronímicos. Sendo assim, o sobrenome Petrić significa pequeno Petar ou Pedrinho, da mesma forma, por exemplo, que o prefixo comum escocês Mac ("filho de") e Fitz nos nomes irlandeses. Estima-se que dois terços dos sobrenomes sérvios terminem em -ić, mas que cerca de 80% dos sérvios carregam um sobrenome que se estende entre dezenas ou até mesmo centenas de grandes famílias não-relacionadas.

Outros sufixos comum aos sobrenomes sérvios são -ov e -in que são sufixos do caso possessivo eslavos; como exemplo, o filho de Nikola recebe o sobrenome Nikolin, o filho de Petar, Petrov, e o de Jovan, Jovanov. Os dois sufixos são muitas vezes combinados. Os sobrenomes mais comuns são Nikolić, Petrović e Jovanović.

No Brasil, os Calons tem sobrenomes comuns aos não ciganos, a exemplo de Soares, Pereira, Ferreira, Santos etc. Não dá para se reconhecer os ciganos pelo sobrenome, até porque muitos calons nem tem documentos ainda.

Com relação a língua, o romani é convencionalmente o dialeto dos ciganos, mas volto aos calons, dentro dos acampamentos, eles falam o chibi, totalmente diferente do romani. E por isso eles não são ciganos?

Mais importante do que brigas de ego e ganância de um poder momentâneo, é preciso pensar no todo social para as comunidades ciganas, e cada um fazer a sua parte sem se sentir melhor que o outro, nem discriminar quem não conhece. É dar as mãos para um bem maior que é o povo e a cultura cigana no geral, todos os clãs unidos para a preservação de suas origens, de sua história, de sua cultura. Talvez isso seja apenas um sonho.

 

Comentários   

 
0 #4 angelica 15-03-2014 17:49
;sou angelica sabo mas me disseram que era zabo e eu sou decendente de ciganos mas nao sei gostaria de saber ja que minha fam ja faleceu
-)
Citar
 
 
0 #3 sandra 27-12-2013 20:03
Cresci em uma família comum mas sempre soube que meu avô paterno era cigano Calon. Sua família vivia no bairro da Penha como ciganos sedentários e tinham o sobrenome martinez. Gostaria de encontrar alguém dessa família.
Citar
 
 
0 #2 Janellá 03-09-2013 19:19
Citando Amanda:
Bom, eu gostaria de saber se o sobrenome "Chaves" é de origem cigana (:

Olá Amanda qualquer sobrenome pode ser um sobrenome cigano pois ciganos não tem sobrenomes especificos usam sobrenomes comuns ao local onde nascem
Citar
 
 
0 #1 Amanda 02-09-2013 10:33
Bom, eu gostaria de saber se o sobrenome "Chaves" é de origem cigana (:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossas atualizações

Nome
E-mail